Relendo o artigo do Rodrigo Xingu sobre o sistema de pontuação da Xbox Live, os famosos G´s (Gamerscore) obtidos através dos Achievements, também encontrados no Playstation como Trophies, me fez refletir sobre a forma com que essas conquistas são adquiridas. Sou um "G Hunter" assumido, adoro fazer as conquistas e ter um jogo completinho, com tudo o que o jogo pode oferecer nesse sentido. Porém, o que me faz escrever esse artigo é justamente sobre duas das incontáveis formas de obter esses pontos. Vamos a elas:
ITENS COLETÁVEIS (Collectibles):
Recentemente concluí dois excelentes jogos com datas de lançamento bem distantes: Assassin´s Creed, lançado no já longínquo ano de 2007, mais precisamente em novembro; e Batman Arkham City, com sua estréia em outubro de 2011. Esses dois jogos possuem itens coletáveis, que nada mais são que... itens coletáveis.

No Assassin's Creed os itens são bandeiras. Sim, bandeiras, 420 bandeiras iguais. Para coletá-las, precisei de um mapa encontrado na internet, com a posição e uma foto de cada local, pois o jogo não dá nenhuma dica de onde você pode encontrar as benditas bandeiras e, provavelmente, jamais as encontraria caso as procurasse. É um trabalho demorado e sem sentido, que não agrega nada ao gameplay, história ou recompensa do jogo. Serve simplesmente para conseguir fechar o jogo na sua totalidade em achievements.
Mapa de um dos quatro locais do Assassins Creed com a localização de cada bandeira (pontos pretos). O Jogo não apresenta essas marcações, cabendo a você encontrá-las (Clique na imagem para ampliar) |
Já no Batman são 400 itens na campanha principal mais 40 contando com a DLC (downloadable content) da Mulher Gato, contabilizando 440 no total. Aqui o que se precisa fazer é pegar os troféus que o Charada, inimigo do Batman, espalhou por toda Arkham City.
Para pegá-los, normalmente você precisa decifrar pequenos puzzles para liberar o troféu que encontra-se preso, utilizando um dos vários acessórios que Batman carrega no seu Bat-Cinto. Porém, durante o jogo você passa por inúmeros deles sem conseguir pegar por não ter o equipamento adequado no momento, tendo que revisitar o local posteriormente. Para finalmente derrotar o charada, você precisa coletar o quadrigentésimo troféu.
O lado positivo dos troféus nesse caso é que, apesar de muitos, cada um possui um desafio para conseguirmos adquiri-lo. Além disso, eles rendem "prêmios", como artworks, modelagem em 3D dos personagens, e por aí vai, mas nada que outros jogos não ofereçam por simplesmente terminar o jogo. Seria muito legal, se não fosse o número exagerado. Pelo menos nesse caso, há um mapa dentro do jogo indicando a proximidade de cada um deles, ao contrário do Assassins Creed.
Seja Assassin's Creed, Batman ou qualquer outro jogo com essa modalidade de achievement, garimpar os collectibles é um trabalho maçante que certamente a grande maioria dos jogadores não fazem. Qual é a vantagem em coletá-los? Para mim, somente pelo achievement mesmo.
MODO ON-LINE
É difícil fazer uma separação dos achievements bons ou ruins de serem feitos online. Não vejo uma "regra geral", porém alguns achievements on-line costumam ser tão maçantes quanto os coletáveis.
De qualquer forma, os mais tediosos achievements que eu conheço são os conquistados por level (rank). Atinja o level 50 e achievement unlocked. Conquistas estas que são extremamente demoradas de se adquirir devido ao tempo demandado para atingir tal meta. Você já cansou do jogo, enjoou e ainda tem muito chão pela frente. Sem contar que atualmente você precisa ser rápido, pois servidores estão sendo fechados com frequência e rapidez, deixando o jogador na mão, não é EA? Simplesmente impõem que você precisa jogar on-line, repetida e rapidamente, para fechar o jogo.
Os achievements deveriam sempre depender de habilidade para consegui-los, ou fazer determinada ação no jogo, e não obrigar o jogador a repetir a mesma coisa sempre. Exigir que você mate 100 inimigos com cada uma das 30 armas disponíveis em um jogo em que você mata 8 ou 10 por partida, beira ao ridículo.
Para tentar esclarecer meu ponto de vista, cito o jogo Left 4 Dead, onde todas (ou quase todas) conquistas online dependem de certas ações e de sua habilidade, onde você pode conseguir fazer na primeira tentativa, ou na centésima. Algumas dependem também de uma determinada situação dentro do jogo, mas que corriqueiramente acontecem, oferecendo a possibilidade de conquistá-las. Além do mais, é um jogo feito para ser online, quem o joga sabe que é para isso. Esse é o jogo perfeito na minha opinião, se tratando de achievements online.
CONCLUINDO
![]() |
Left 4 Dead: Pandemônio Generalizado com Zumbis |
Conquistas por itens coletáveis seriam excelentes quando os itens são bem empregados e em quantidade razoável. A forma com que Batman Arkham City aplicou para fazer o jogador consegui-los foi excelente, tendo ele que usufruir dos diversos equipamentos de Batman de forma correta, caso contrário, sem troféu para o Homem- Morcego. Além do mais, cada um deles tem uma recompensa além do achievement, que faz o jogador seguir adiante. Novamente, seria perfeito se não fosse a quantidade excessiva.
Já no modo online, acredito que a grande maioria dos jogadores adoram uma partida, seja cooperativa ou competitiva. Tudo bem uma conquista onde se tenha que concluir vários objetivos com amigos no modo mais difícil nem que precise de várias tentativas, ou juntá-los para vencer uma equipe adversária, mas jogar infinitamente o mesmo jogo, o mesmo esquema, uma infinidade de partidas para subir de level, é demais.
Acredito que a separação a qual me referi anteriormente seja em achievements por habilidade e achievements por tempo. Tempo não é algo que todos tem de sobra, ainda mais nos dias de hoje em que jogos são completamente descartáveis devido a quantidade absurda de títulos lançados quase que diariamente. Já habilidade... bom, necessita de prática muitas vezes, mas os gamers normalmente já possuem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário