Venho me perguntando há meses qual a razão da existência da LIVE. Afinal de contas, por que ela foi criada? O que ela busca atingir? Qual a razão da LIVE Gold ser paga? Acompanhem no link o resto do post desse desiludido jogador.
Não resisti a escrever o presente artigo depois de ler matéria do UOL Jogos que entrevista um representante da LIVE brasileira, fazendo um balanço dos primeiros meses de existência da LIVE tupiniquim. Fico abismado de observar que o aspecto mais importante pra mim não é abordado: a qualidade da jogatina online.
Explico. Como todos devem saber, a LIVE, em sua modalidade Gold é um serviço pago oferecido aos usuários do Xbox 360 para que os mesmos possam usufruir de diversos serviços que complementam a experiência pura de jogar videogame. Entre eles estão a compra de itens para o avatar do usuário, complementos de jogos, jogos completos, vídeos, músicas, acesso ao Twitter e Facebook, entre outros, sendo que alguns desses serviços também estão disponíveis na versão Silver da LIVE.
Eis que vem a grande questão: qual a razão do usuário pagar para ter acesso à LIVE Gold? Certamente não é para acessar o Facebook, ver vídeos ou músicas, pois todos esses serviços são oferecidos gratuitamente utilizando-se um PC. Eliminando estes "aplicativos", chegamos à conclusão de que vale a pena pagar a LIVE por um único motivo: Jogos.
Vamos adiante...você pagaria um serviço tão somente para ter acesso ao Twitter? Ou ainda, para assistir a eventos esportivos da ESPN (para os membros da LIVE Gold americada)? Fiz essas considerações para que um consenso seja estabelecido: pagamos a LIVE Gold para jogar online. É isso. Todo o resto é acessório. É justamente esse o grande problema.
Quando um serviço é oferecido gratuitamente para os usuários, torna-se difícil cobrar a qualidade do mesmo. Claro, sendo o serviço gratuito e sem qualidade, a própria comunidade o levará ao fracasso. Agora, quando um serviço é oferecido de forma onerosa, ele deve garantir um mínimo (para não dizer o máximo) de qualidade ao consumidor.
Pois bem, a LIVE Gold brasileira (assim como as demais) é paga e sua principal função é permitir a jogatina online. Mas a Microsoft oferece qualidade nesse serviço? Afirmo com certeza que não.
A primeira pergunta que me veio à mente quando da notícia da LIVE brasileira foi saber se teríamos servidores brasileiros. Nenhum blog, site, entrevista ou artigo na internet parecia preocupado com isso, tanto que os servidores de jogos da LIVE Gold continuam em outro continente, a milhares de quilômetros. Ninguém joga online? Ou quando joga não se preocupa em ter que mirar na parede para acertar o oponente? Ou ainda acha normal os adversários se "teleportarem" pela tela? Ou mais ainda, alguém considera que a barra vermelha indicativa de conexão garante uma agradável experiência online? Claro, a conexão é boa quando o jogo faz a conexão direta com seus oponentes, como no caso de jogar Super Street Fighter IV com um amigo. Mas e quanto a jogar Call of Duty numa sala de americanos? E quanto a jogar o modo Versus do Left 4 Dead? Toda a experiência online torna-se pobre, depressiva, ridícula mesmo.
E ficam as perguntas no ar... Pagamos para isso? A Microsoft está preocupada de alguma forma? Nossa mídia especializada tece algum comentário a respeito? Ninguém se preocupa com a qualidade da jogatina online?
Infelizmente não. Continuaremos pagando por um serviço de péssima qualidade. Eu tenho é saudades do tempo em que me reunia com os amigos para jogar Decathlon, Battletoads, Top Gear, etc...pelo menos não tinha lag.
Nenhum comentário:
Postar um comentário